
08 maio Relato da Reunião de 04 de maio de 2013 do Memorial das Ligas Camponesas
Presentes 25 pessoas, entre elas Ir. Marlene e Alexsandra (CPT), Iranice (Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória), Maria José, Josiene e Alan(Barra de Antas), Genaro, Alder Júlio, João Fragoso (João Pessoa), Pádua (Jacaraú), Janicleide, Evaldo Costa (Jornalista), Luizinho (Presidente), Socorro (Tesoureira), João (estagiário do Certra).
A reunião começou com:
Informes:
– Dia 9/05 – Lançamento na Assembleia Legislativa do livro sobre João Pedro Teixeira, às 15:00.
– Genaro informou que o pessoal do Curso de Psicologia da UFPB (Thamis e Genésio) continua escutando as pessoas da Comunidade de Barra de Antas sobre seus problemas, exibindo e debatendo filmes e abordando aspectos culturais.
Jonas prossegue ensinando informática a um grupo de Barra de Antas, entretanto os alunos se queixam de não poder aprofundar-se na parte da Internet, porque o sinal desta não chega à localidade. Faz parte do projeto ensinar a manutenção das máquinas, o que seria uma maneira de preparar os alunos para desenvolver uma atividade profissional com maior habilidade técnica.
Um ponto alto desse trabalho de colaboradores está sendo a alfabetização de crianças, conduzida pelos próprios alunos de informática, orientadas por Kalyne Vieira.
– A Ir. Marlene sugere o contato com a Secretaria respectiva para conseguir que a Comunidade de Barra de Antas seja beneficiada com o programa do Governo Federal – “Inclusão Digital”.
(João Fragoso está se comunicando com Eduardo e Socorro, para, através de suas Prefeituras se comunicarem com o Ministério da Comunicação, responsável pelo Projeto “Inclusão Digital).
Eduardo informou que uma empresa de Sapé se prontifica a instalar a Internet na comunidade, desde que tenha um número de usuários suficientes, pago, que justifiquem a instalação.
Os presentes decidiram que deveriam aguardar contato a ser feito pela Ir. Marlene.
– Alexsandra comunicou que o Pronera fará a seleção para o curso de Pedagogia do Campo. As inscrições serão abertas na UFPB para quem terminou o ensino médio e seja ligado a agricultura.
– Alder informou sobre a plenária do dia 1º de Maio.
– Eduardo deu informações sobre a visita, com uma comissão, à Presidente da CEHAP sobre a construção de moradias em Barra de Antas. Está sendo providenciado abaixo assinado para enviar a CEHAP, como forma de pressão.
– Alan: Começaram o preparo do terreno para o plantio, com a utilização de um trator para cortar a terra.
– Eduardo: Através do Prefeito de Sapé será pedida audiência ao Governador, quando serão tratados os problemas de Barra de Antas.
– Alan: Relatou a entrevista com o Ministro do STF – Supremo Tribunal Federal onde está em andamento do processo do terreno dos acampados de Barra de Antas. Este processo encontra-se com o Ministro Dias Toffoli, o qual informou que aguarda momento mais favorável para retorná-lo à pauta.
– Iranice – Representante da CPT na Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória: Coordena o grupo que trata dos desaparecidos das Ligas Camponesas.
Juliana Elizabeth Teixeira foi convidada para ficar à disposição dessa Comissão. Iranice diz que o Memorial pode colaborar com esse grupo coordenado por ela.
Avaliação dia 2/abril/2013
– Ir. Marlene: Houve certa desorganização, talvez por falta de planejamento, mas muita coisa positiva como a participação da Comunidade.
Socorro: A própria Comunidade fez a representação da morte de João Pedro Teixeira.
Pádua: A encenação não foi escutada, isso tem que ser corrigido.
João Fragoso: A presença de jovens, mais numerosa do que de adultos é um sinal de esperança de que o ideário de João Pedro será continuado. Destacou também que foi a primeira vez que o evento é organizado e realizado em Barra de Antas, envolvendo sua comunidade e o Memorial.
Alexsandra: Sugere que seja planejada uma pauta para a próxima celebração de 2 de abril, que não seja repetição.
Eduardo: Todas as escolas do Município de Sapé, a partir do segundo semestre de 2013, visitarão o Memorial das Ligas Camponesas.
João Fragoso: Propõe reunião com a Associação de Barra de Antas, para discutir a criação de um centro de formação do campo, possivelmente EFA, e que a Associação seja convidada através de seu Presidente Eduardo,
Feito o contato com Eduardo, este concordou plenamente, ficando a depender da definição da data.
Presença: Esteve presente à reunião o jornalista Evaldo Costa, que trabalha em projetos de escuta de pessoas que se envolveram nas lutas do campo. O projeto chama-se “Palavra Acesa”.
Evaldo propõe-se a ajudar ao Memorial no que lhe for possível. Seu telefone é: 81.9481.3190 e e-mail: evaldocosta@gmail.com ele falou sobre a construção de espaços para o curso de informática, biblioteca e outros.
Luizinho: Propõe uma reunião para tratar exclusivamente do planejamento da futura construção dos espaços a que chamou de anexos. Ficou acertada a reunião de sábado – 1º de junho/2013 – para tratar desse assunto.
Estágio dos jovens
Esse estágio é de alunos do CERTRA, que utiliza a Pedagogia da Alternância. Maria José, estagiária e moradora da Comunidade Barra de Antas, indagou o que o Memorial mais necessita no que se refere ao plantio e árvores, atividade esta incluída na grade do Certra, como também fazer hortas. Foram definidas as ações dos dois estagiários: Maria José e João.
João Fragoso, 04 de maio de 2013