09 fev Memorial das Ligas e Lutas Camponesas faz campanha para ser tombado pelo IPHAN
O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas (MLLC) está fazendo uma campanha para que o território e a casa onde viveram João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira, líderes das Ligas Camponesas de Sapé (PB), sejam tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A casa onde viveram Elizabeth e João Pedro Teixeira, atualmente, é a sede do Memorial, que fica localizada na comunidade tradicional rural Barra de Antas, em Sapé/PB. O território e a casa tem uma importância simbólica pelo o que eles significam para o movimento das Ligas Camponesas e para as lutas dos povos do campos nos dias de hoje. É a memória viva das Ligas Camponesas e da luta por reforma agrária.
Por essas razões, um abaixo assinado está recolhendo assinaturas em apoio ao tombamento do MLLC e será encaminhado para o Presidente do Iphan, Leandro Grass. “Solicitamos o tombamento do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas – MLLC por entendermos que o território e a casa onde viveram João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira são lugares de importância para a memória nacional. Estamos cientes de que o movimento das Ligas Camponesas e as referências culturais dos camponeses e camponesas, que historicamente lutam pelo direito à terra, reforma agrária e justiça social devem ter a sua importância reconhecida na identidade e memória nacional, cumprindo o disposto nos artigos 215 e 216 da Constituição Federal”, diz o texto do abaixo assinado. Se você também apoia o tombamento do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas pelo IPHAN, reforce essa campanha, participe, ajude assinando o abaixo assinado no link a seguir e peça assinaturas a outras pessoas, que também apoiam a memória das Ligas Camponesas: