Um dos filmes mais importantes do Cinema Nacional, abrirá a 3a Edição da Mostra Noite de Estreia dia 15/02 as 19 horas no Box Cinemas no Manaíra Shopping.
A Cópia a ser exibida foi restaurada recentemente por Patrícia di Filippi e Eduardo Escorel e jamais o viu nas condições perfeitas em que será exibido. A cópia é resultado de um formidável trabalho de restauração, que deixou como novo um filme feito em condições difíceis e cujo percurso acidentado o tornou ainda mais precário.
O Filme iniciado em 1964 e finalizado em 1984 traz a narrativa semidocumental sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. A produção do filme foi interrompida em 1964, em razão do golpe militar. Dezessete anos depois, o cineasta recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. Parte da história das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé e a vida de João Pedro surgem através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que fala sobre sua trajetória nesses 20 anos e das dificuldades da família perseguida pela ditadura militar
Direção: Eduardo Coutinho.
1984 | color & PB | 35mm | 119 min
Fonte: CinearteJP
Estou aposentado da Univ. Estadual de Pernambuco (UPE), onde lecionava disciplina Sociologia/antropologia da saúde. Inúmeras vezes exibi esse celebre documentário de E. Coutinho e ao mesmo tempo debatia com os alunos a problemática em apreço. Tive oportunidade de conhecer pessoalmente a Sra. Elizabth Teixeira aqui em Recife (não lembro local nem data). Outro filme que dava suporte as minhas aulas era: Eles Não Usam Bleck-Tie de J. F. Guarniere. Já estou com 74 anos ou seja vivi in loco a problemática levantada por F. Julião, etc.etc etc.
Parabens todos vocês que no momento oportuno retomam a questão central para o desenvolvimento do nosso Brasil. Saúde, Educação e Trabalho só se resolve com o povo de barriga cheia. Um país com 8,5milhões/km2, um população de 200 milhões de hab. não justifica tanta miséria. Temos avançado em alguns setores da sociedade, todavia a mudança estrutural tem que partir do campo. Que Deus ilumine todos vocês mostrando o caminho seguro de perpetrar a grande mudança. Abrs
J. Oliveira
Olá, no dia 9 de maio de 2013, às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, estará sendo lançado o livro JOÃO PEDRO TEIXEIRA – UM MÁRTIR DO LATIFÚNDIO. Por favor agendem a data para que os interessados em vir a João Pessoa na data aprazada possam comparecer.
Um abraço,
NONATO NUNES
Autor