Sobretudo nos últimos anos, a ONG MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS vem se empenhando mais diretamente em assegurar as seguintes atividades:
- A gravação de dezenas de entrevistas com Trabalhadores e Trabalhadoras que participaram ou que conheceram, de algum modo, a trajetória de João Pedro Teixeira e as lutas camponesas das Ligas, na Paraíba. Gravações feitas, em sua quase totalidade, por Irmã Tonny (Antônia Van Ham), posteriormente convertidas em livro, organizado pela Irmã Tonny e outras pessoas, intitulado Memórias do Povo: João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas da Paraíba – deixem o povo falar. João Pessoa: Ideia, 2005.
- As comemorações anuais, a cada dia 2 de abril (data do assassinato de sua figura de maior referência – JOÃO PEDRO TEIXEIRA -), oportunidade em que também se faz memória e se presta homenagem, não apenas a João Pedro, como também a outras figuras emblemáticas das Ligas (João Alfredo, Pedro Fazendeiro, Elizabeth Teixeira), bem como a tantos outros lutadores e lutadoras do Povo que contribuíram – não poucos, com sua própria vida! – para a defesa e promoção da causa camponesa, na Paraíba, no Nordeste, no Brasil e no mundo.
- A luta e conquista (ainda com pendência jurídica) da desapropriação de 7 hectares, no Povoado Barra de Antas, área em que se encontra a casa em que moraram João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira e seus onze filhos e filhas;
- A luta e solidariedade aos Trabalhadores e Trabalhadoras do Acampamento de Barra de Antas (próximo à casa em que moraram João Pedro e família), que vivem acampados há 14 longos anos, em função do extremamente moroso processo de desapropriação da área ocupada;
- Luta pelo tombamento da referida casa de João Pedro e família;
- Organização e divulgação do acervo sobre as Ligas Camponesas e seus protagonistas;
- Sequência de passos visando à criação, no local desapropriado, de uma unidade da conhecida proposta “Escola Família Agrícola” (EFA), com a participação ativa do conjunto dos Trabalhadores e Trabalhadoras da região.
- Esforço de dotar a referida área da necessária infraestrutura, inclusive de acesso ao local;
- Exercitar o debate contínuo e estimular o intercâmbio com outras organizações camponesas da região e do país, também por meio da internet.
Sou Coordenadora Estadual do Procampo/UNEAL e gostaríamso de agendar uma visita ao Memorial de toda turma (60 pessoas) de licencitarua em educação do campo de nosso estado.
Sara, as visitas ao Memorial das Ligas Camponesas devem ser agendas pelo telefone 83 9315-9935 (Alan Nascimento).
Olá, sou aluno do curso de Arquivologia da UEPB. Estou realizando uma pesquisa sobres os arquivos que possuem documentação referente as ligas camponesas na Paraíba em cumprimento à uma atividade da disciplina história da Paraíba, sendo assim gostaria de saber, se possível, o nome da pessoa responsável pelo acervo do memorial e os dias em que pode ser feito as visitas agendadas, desde já agradeço.
Por favor, entrar em contato através do email: memorial.ligascamponesas@gmail.com